O Laboratório de Agronegócio (LAG) foi fundado no primeiro semestre de 2012, em razão de um edital para criação de laboratórios na FCA. Tem como objetivo desenvolver projetos de pesquisa, assim como, gerar e difundir conhecimentos para os diferentes segmentos do agronegócio – cadeias agroindustriais; administração e economia do agronegócio; planejamento estratégico; logística agroindustrial; comercialização e marketing agroindustrial; políticas agrícolas; comércio internacional e desenvolvimento de produtos – que contribuam para a solução de questões consideradas críticas e estratégicas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio nacional.
Um dos motivos que impulsiona a união dos pesquisadores em torno do agronegócio é a plena certeza de sua importância e o desafio de integrar os diversos players em torno da pesquisa, ensino e extensão. Mais do que servir como ponto de referência interno para o agronegócio, a proposta do LAG é de ir além, ultrapassando as fronteiras da Universidade e catalisando as dinâmicas transformativas do setor por meio de pesquisa, treinamento e consultoria técnica, de forma a atualizar o agronegócio nacional com o estado da arte do conhecimento
O LAG foi criado em 2012 com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa e difundir conhecimento sobre o agronegócio, abrangendo áreas como cadeias agroindustriais, administração, economia, planejamento, logística, comercialização, marketing, políticas agrícolas, comércio internacional e desenvolvimento de produtos, com foco no desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil.
na comunidade de Limeira
e região
Coordenador do Laboratório
Pesquisador
Pesquisador
Pesquisadora
Pesquisador
Pesquisadora
Pesquisador
Pesquisador
O Laboratório de Agronegócio da UNICAMP participa de uma diversificada rede de instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo mundo, com as quais interage em diversos níveis na elaboração e desenvolvimento de projetos.
A parceria do Laboratório de Agronegócio da UNICAMP com as instituições francesas ocorre através da centenária Faculdade de Administração de empresas EmLyon, uma das pioneiras no ensino de administração ao redor do mundo que possui campus distribuídos em três países diferentes, dois dos quais em colaboração direta com o LAG. Na França o Laboratório também conta com a participação da Faculdade de Administração IPAG, um dos mais bem classificados laboratórios de economia do mundo. Ambas as faculdades francesas trabalham com diversas outras instituições no mesmo projeto de pesquisa que investiga hábitos de consumo das populações de diversos países.
Atualmente o Laboratório de Agronegócio integra a equipe de um amplo projeto de extensão internacional apresentado em 2020. O tema “Como escolhemos nossos alimentos? Estudo comparativo sobre as motivações dos consumidores: Argentina, Brasil, China, França e Itália” articula uma colaboração entre diversas instituições de ensino e pesquisa localizadas em três diferentes continentes no estudo sobre hábitos de alimentação e suas particularidades ao redor do mundo. O projeto é efetivado através do consórcio All4food com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
A parceria asiática do Laboratório de Agronegócio se dá com o campus de Xangai da Faculdade de Administração EmLyon, esse cumpre o papel de representante asiático in locus da equipe que elabora o projeto de pesquisa multinacional.
A bicentenária Universidade de Buenos Aires com seus ostensivos projetos de pesquisa é a conexão latino americana do laboratório. Em parceria, as universidades, junto com suas colaboradoras chinesas, francesas e italianas trabalham na elaboração de pesquisas que se desenvolvem simultaneamente ao redor do mundo nos países chaves do projeto.
Com a Itália a parceria acadêmica do LAG e dos seus colaboradores internacionais é realizada com a histórica Universidade de Perugia, uma das 15 mais antigas do mundo, e se desenvolve através da elaboração de projetos e pesquisas a nível internacional.
Dr. Christiano França da Cunha