A página institucional do Laboratório de Agronegócio (LAG) da Unicamp apresenta cinco linhas de pesquisa que abrangem diversos aspectos do agronegócio: Economia no Agronegócio, Economia das Organizações do Agronegócio, Estratégia no Agronegócio, Logística no Agronegócio e Marketing no Agronegócio. Cada linha de pesquisa investiga diferentes aspectos e sua influência na produção e consumo de produtos agrícolas. O objetivo do LAG é gerar conhecimentos relevantes para o desenvolvimento sustentável do setor.
A economia do Agronegócio é o estudo da oferta (produção) e a demanda (consumo) de produtos ligados ao agronegócio. Nestas atividades o laboratório estuda tanto fatores que podem alterar a produção, como também o consumo, de produtos do agronegócio, tais como a taxa de câmbio, o Produto Interno Bruto (PIB) e crescimento econômico.
Nesta linha de pesquisa, o laboratório de agronegócio estuda com as organizações, ou seja, o conjunto de indivíduos com um objetivo comum, que podem alterar a produção e consumo de produtos do agronegócio.
Nesta linha de pesquisa estuda-se como as diferentes estratégias empresariais podem afetar a produção e consumo de produtos do agronegócio.
Nesta linha de pesquisa observa-se como os elementos de logística (transporte, estoque e processamento de pedidos) podem impactar a produção e o consumo de produtos do agronegócio.
Nesta linha de pesquisa o laboratório de agronegócio estuda como o marketing estratégico (segmentação, posicionamento e público alvo) e o marketing tático (produto, preço, praça e promoção) podem afetar a produção e o consumo de produtos do agronegócio.
O Laboratório de Agronegócio da UNICAMP participa de uma diversificada rede de instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo mundo, com as quais interage em diversos níveis na elaboração e desenvolvimento de projetos.
A parceria do Laboratório de Agronegócio da UNICAMP com as instituições francesas ocorre através da centenária Faculdade de Administração de empresas EmLyon, uma das pioneiras no ensino de administração ao redor do mundo que possui campus distribuídos em três países diferentes, dois dos quais em colaboração direta com o LAG. Na França o Laboratório também conta com a participação da Faculdade de Administração IPAG, um dos mais bem classificados laboratórios de economia do mundo. Ambas as faculdades francesas trabalham com diversas outras instituições no mesmo projeto de pesquisa que investiga hábitos de consumo das populações de diversos países.
Atualmente o Laboratório de Agronegócio integra a equipe de um amplo projeto de extensão internacional apresentado em 2020. O tema “Como escolhemos nossos alimentos? Estudo comparativo sobre as motivações dos consumidores: Argentina, Brasil, China, França e Itália” articula uma colaboração entre diversas instituições de ensino e pesquisa localizadas em três diferentes continentes no estudo sobre hábitos de alimentação e suas particularidades ao redor do mundo. O projeto é efetivado através do consórcio All4food com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
A parceria asiática do Laboratório de Agronegócio se dá com o campus de Xangai da Faculdade de Administração EmLyon, esse cumpre o papel de representante asiático in locus da equipe que elabora o projeto de pesquisa multinacional.
A bicentenária Universidade de Buenos Aires com seus ostensivos projetos de pesquisa é a conexão latino americana do laboratório. Em parceria, as universidades, junto com suas colaboradoras chinesas, francesas e italianas trabalham na elaboração de pesquisas que se desenvolvem simultaneamente ao redor do mundo nos países chaves do projeto.
Com a Itália a parceria acadêmica do LAG e dos seus colaboradores internacionais é realizada com a histórica Universidade de Perugia, uma das 15 mais antigas do mundo, e se desenvolve através da elaboração de projetos e pesquisas a nível internacional.
França