Objetivo
Os insetos comestíveis são cada vez mais reconhecidos como grandes recursos alimentares do futuro. A entomofagia, a prática de comer insetos, tem um mercado previsto para 2030 de quase US$ 8 bilhões. Mas esse mercado pode crescer ainda mais com a aceitação dos insetos como alimento pelos consumidores ocidentais, como uma alternativa às fontes de proteína convencionais. Nesse contexto, os autores têm como objetivo coletar e analisar informações sobre a percepção dos consumidores de insetos como alimento no Brasil, por meio da tarefa de associação de palavras.
Projeto/metodologia/abordagem
No total, 751 participantes concordaram em concluir a tarefa de associação de palavras em relação à entomofagia por meio de um questionário on-line. Eles tiveram de escrever as cinco primeiras palavras ou termos que lhes vieram à mente quando pensaram em comer insetos.
Resultados
As menções individuais foram categorizadas de acordo com suas semelhanças e/ou proximidade. Com base nesse agrupamento, os autores identificaram seis dimensões, com ênfase em “atitudes e sentimentos hedônicos”, “aspectos culturais” e “exóticos”. O estudo conclui que os brasileiros veem o consumo de insetos como algo pertencente a outra cultura, não ocidental.
Originalidade/valor
Poucos estudos exploraram a associação de palavras em relação à entomofagia, especialmente no Brasil. Este artigo tem como objetivo preencher essa lacuna, usando essa metodologia aplicada ao público brasileiro.