Laboratorio de Agronegócio

Understanding the perception of edible insects

Autores: Christiano França da Cunha, Maurilio Barbosa de Oliveira da Silva, Thelma Lucchese Cheung
Ano de Publicação: 2023

RESUMO

Objetivo Os insetos comestíveis são cada vez mais reconhecidos como grandes recursos alimentares do futuro. A entomofagia, a prática de comer insetos, tem um mercado previsto para 2030 de quase US$ 8 bilhões. Mas esse mercado pode crescer ainda mais com a aceitação dos insetos como alimento pelos consumidores ocidentais, como uma alternativa às fontes de proteína convencionais. Nesse contexto, os autores têm como objetivo coletar e analisar informações sobre a percepção dos consumidores de insetos como alimento no Brasil, por meio da tarefa de associação de palavras. Projeto/metodologia/abordagem No total, 751 participantes concordaram em concluir a tarefa de associação de palavras em relação à entomofagia por meio de um questionário on-line. Eles tiveram de escrever as cinco primeiras palavras ou termos que lhes vieram à mente quando pensaram em comer insetos. Resultados As menções individuais foram categorizadas de acordo com suas semelhanças e/ou proximidade. Com base nesse agrupamento, os autores identificaram seis dimensões, com ênfase em “atitudes e sentimentos hedônicos”, “aspectos culturais” e “exóticos”. O estudo conclui que os brasileiros veem o consumo de insetos como algo pertencente a outra cultura, não ocidental. Originalidade/valor Poucos estudos exploraram a associação de palavras em relação à entomofagia, especialmente no Brasil. Este artigo tem como objetivo preencher essa lacuna, usando essa metodologia aplicada ao público brasileiro.

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