Este caso de ensino tem como objetivo promover a imersão dos leitores em uma reflexão envolvendo a área de Administração em geral, com foco especial na Gestão de Marketing, a partir da criação e da trajetória do caso IBS. Para a construção desse caso de ensino, os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, com perguntas majoritariamente abertas, com os diretores do Instituto. Também foi realizada pesquisa documental nas mídias sociais para obter mais detalhes sobre a história da Instituição. A literatura na área de Administração de Empresas, em geral, não aborda o terceiro setor sob a perspectiva do marketing estratégico. Nesse caso, as conquistas de uma instituição do terceiro setor com base na adoção de práticas de excelência em marketing. Assim, pode-se concluir que o terceiro setor, ao utilizar práticas de marketing bem concebidas, alcança resultados satisfatórios. Quanto à originalidade, o caso foi descrito com dados reais, com o objetivo educacional de oferecer ao professor uma representação real sobre os conceitos que envolvem a área de administração, especialmente no que se refere ao planejamento de uma empresa e às estratégias de marketing utilizadas, para ser trabalhado com alunos de graduação.