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Marketing e Responsabilidade Social Corporativa: as expectativas dos gestores e a ótica dos consumidores

Autores: Rosa Moraes, Antonio Carlos Giuliani, Nadia Kassouf Pizzinatto, Christiano França da Cunha, Dalila Alves Correa
Ano de Publicação: 2012

RESUMO

O presente estudo investiga se a adoção de estratégias de marketing associadas à gestão com responsabilidade social corporativa, num enfoque denominado marketing social corporativo representa um diferencial competitivo para a reputação das organizações e suas marcas. A nova postura de gestão mercadológica é analisada em duas etapas: na primeira foi realizada uma pesquisa qualitativa na cidade de São Paulo, por meio de pesquisa de dados primários junto a três grupos de enfoque que incluíram 31 pessoas entre consumidores, executivos e empresários; numa segunda etapa, também foi realizada pesquisa de dados primários junto a empresários e consumidores, sendo 41 diretores e proprietários de empresas, que caracterizaram a amostra de empresários de Piracicaba e 96 pessoas que representaram o grupo de consumidores. Para aplicação dos testes estatísticos, foi feita uma análise exploratória prévia dos dados por meio do gráfico de Box-Plot (Multiple Box and Wisher Plot); Os resultados evidenciaram a relevância do tema perante os dois grupos respondentes, validando os pressupostos enunciados no problema de pesquisa. Verificou-se que os resultados sinalizam positivamente para a prática do marketing de responsabilidade social corporativa, porém ainda exigindo investimentos para conscientização do consumidor final, independentemente da renda ou sexo, quanto à priorização das empresas que o adotam.

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