Laboratorio de Agronegócio

  • Home
  • Artigos Publicados
  • Investimento em sustentabilidade e o impacto mercadológico: uma avaliação a partir do score esg

Investimento em sustentabilidade e o impacto mercadológico: uma avaliação a partir do score esg

Autores: Lilian Carolina Viana, Luiz Eduardo Gaio, Márcio Marcelo Belli, Christiano França da Cunha
Ano de Publicação: 2022

RESUMO

A sustentabilidade chama atenção por possibilitar a criação de valor para vários stakeholders no âmbito empresarial e torna-se parte das preocupações mercadológicas de corporações dos mais variados segmentos e tamanhos. O presente artigo tem como objetivo avaliar o impacto de investimentos em atividades de sustentabilidade (ambientais, sociais e econômicas) no desempenho mercadológico das empresas. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa descritiva com 1.231 empresas presentes no banco de dados Asset4 do Refinitiv (Thomson Reuters) que possuem classificações no índice ESG – Environmental, Social and Governance, utilizando-se da técnica de dados em painel com modelo hierárquico multinível. A partir dos modelos gerados com as variáveis dependentes: retorno sobre as vendas, retorno sobre o investimento em marketing, vendas e marketing e despesas com publicidade, encontrou-se neste estudo que ações específicas e direcionadas promovem mais resultados mercadológicos do que ações combinadas, destacando-se os efeitos no pilar social. A contribuição dos achados permite compreender as nuances das dimensões da sustentabilidade sob o olhar mercadológico, com implicações aos investidores, empresas e pesquisadores.

Artigos Recentes