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Impactos da consciência ecológica sobre atitudes do consumidor diante de produtos e marcas

Autores: Christiano França da Cunha, Nadia Kassouf Pizzinatto, Dalila Alves Correa
Ano de Publicação: 2012

RESUMO

A preocupação ambiental tem sido um tema contínuo e cada vez mais relevante para as empresas e a sociedade, não só em razão das crescentes exigências dos governos por meio de legislação e normas específicas, mas também pelas pressões do mercado advindas principalmente do consumidor, que, a cada dia, está mais informado e exigente quanto aos produtos ou serviços que adquire. Este estudo mensura o grau de consciência ecológica do consumidor quanto a estes quesitos: produto; marca; reciclagem e reutilização; alimentação e saúde; hábitos domésticos; ações de mudança e consumo de energia relacionados ao meio ambiente. Em virtude do caráter exploratório descritivo desta pesquisa, utilizou-se de questionários baseados na escala Likert para mensurar o grau de consciência ecológica de estudantes do primeiro ao oitavo semestre do curso de administração de uma instituição particular localizada no interior do Estado de São Paulo. Foram aplicados 150 questionários a alunos do segundo, quarto, sexto e oitavo semestres diurnos e aos do quinto e sétimo semestres do período noturno. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se do software Statistic/Data Analysis (STATA). Por meio deste estudo foi possível propor seis outros fatores de mensuração da consciência ecológica: o impacto no meio ambiente; consumo individual; reciclagem e utilização; tipo e postura de consumo; características técnicas do produto; comprometimento no consumo, os quais corroboram os fatores propostos por Vieira (2011). Os resultados das pesquisas de campo do presente trabalho permitiram constatar que a consciência ecológica pode ser mensurada de acordo com os valores e as crenças dos consumidores. Além disso, possibilitam que as organizações se atentem às características dos subgrupos descritas nesta pesquisa, pois apontam para novas alternativas estratégicas que as empresas podem utilizar, com o objetivo de conhecerem e saberem qual é a melhor forma na comunicação com seu público-alvo.

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