Laboratorio de Agronegócio

Impact of Ecological Awareness on Consumer Attitudes in Front of Products and Brands

Autores: Thel Augusto Monteiro, Antonio Carlos Giuliani, Nadia Kassouf Pizzinatto, Christiano França da Cunha
Ano de Publicação: 2012

RESUMO

A preocupação com o meio ambiente é um tema contínuo e relevante para as empresas e a sociedade, não apenas devido às crescentes exigências dos governos por meio de legislação e regras específicas, mas também pelas forças de mercado provenientes dos consumidores, que estão se tornando mais informados e exigindo produtos e serviços ambientalmente conscientes. Este estudo mede o grau de consciência ambiental dos consumidores. Este estudo descritivo e exploratório utilizou questionários baseados na escala Likert para medir o grau de consciência ambiental dos alunos do primeiro ao oitavo semestre de uma universidade particular localizada no interior do Estado de São Paulo. Cento e cinquenta questionários foram aplicados aos alunos do período diurno no segundo, quarto, sexto e oitavo semestres e aos alunos do período noturno no quinto e sétimo semestres. Para a análise dos dados, utilizamos o software Statistic / Data Analysis (STATA). Com base nesse estudo, propomos seis outros fatores para medir a consciência ecológica: o impacto sobre o meio ambiente, o consumo individual, a reciclagem e a utilização, o tipo de consumidor, as especificações do produto e o compromisso de consumo. Os resultados desse estudo mostraram evidências de que a consciência ambiental pode ser medida de acordo com os valores e as crenças dos consumidores. Além disso, mostraram que as organizações devem prestar atenção às características dos subgrupos descritos, pois elas apontam para novas alternativas de políticas que as empresas podem usar para atender às necessidades e se comunicar com seu público-alvo.

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