Laboratorio de Agronegócio

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DOS FRIGORÍFICOS BRASILEIROS: ESTUDO MULTICASOS

Autores: Christiano França da Cunha, Priscilla Souza Franco
Ano de Publicação: 2017

RESUMO

O Brasil se destaca no mercado da carne mundial, pois possui o maior rebanho do mundo e é líder na exportação, nos abates e no consumo deste produto. Este destaque intensificou-se a concorrência dos frigoríficos brasileiros, o que aumentou a necessidade de investimento em Marketing. Por entender como isso se dá este artigo analisou dois frigoríficos nacionais de grande destaque neste mercado (F1 e F2). Este estudo de múltiplos casos foi baseado em questionários aplicados, para avaliar como é este comportamento de mercado e como são as estratégias e ferramentas de Marketing usadas por estas empresas. Observa-se que F1 e F2 possuem estratégias de Marketing similares, mas em intensidades diferentes, devido suas necessidades, objetivos e metas particulares. Também nota-se que ambas investem no Marketing institucional e na administração mercadológica de produtos, mas de forma distinta, devido as linhas de produtos, posicionamento de mercado e segmentos de clientes distintos entre si.

Artigos Recentes