Laboratorio de Agronegócio

Determinant attributes valued by Brazilian retail construction materials consumers

Autores: Nadia Kassouf Pizzinatto, Christiano França da Cunha, Alessio Bessa Sarquis, Andrea Kassouf Pizzinatto, Evandro Luiz Lopes
Ano de Publicação: 2020

RESUMO

Este artigo analisa os atributos determinantes valorizados pelo consumidor varejista de materiais de construção no Estado de São Paulo, Brasil, por meio de uma pesquisa com 450 consumidores de duas grandes redes varejistas de materiais de construção em três cidades brasileiras, testando duas hipóteses sobre as diferenças nos atributos valorizados pelos consumidores ao escolherem um ponto de venda. A Análise de Correspondência (AC) foi usada para examinar as relações dos atributos valorizados de uma cidade para outra. Os resultados mostraram que há 45 atributos determinantes valorizados pelo consumidor, classificados em 9 categorias (relacionamento, atendimento, conveniência, política de preços, ponto de venda, produto, serviços, promoção e marca). A categorização demonstrou que algumas categorias, por exemplo, conveniência, têm significados diferentes em cidades com perfis diferentes. Outros atributos apreciados pelos clientes foram variedade de produtos, localização da loja, atendimento personalizado, preço, qualidade dos produtos e imagem da loja. Os resultados do estudo contribuem para o campo ao aumentar o conhecimento dos atributos determinantes valorizados no varejo de materiais de construção, ajudando os gerentes de loja a moldar suas estratégias de marketing.

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