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Consciência ecológica e atitudes dos consumidores: um estudo exploratório sobre seus impactos diante de produtos e marcas.

Autores: Thel Augusto Monteiro, Antonio Carlos Giuliani, Marcelo Socorro Zambon, Nadia Kassouf Pizzinatto, Christiano França Cunha
Ano de Publicação: 2012

RESUMO

A preocupação com o meio ambiente é um tema contínuo e relevante para as empresas e para a sociedade, não só pelas crescentes exigências dos governos por meio de legislação e normas específicas, mas também pelas forças de mercado advindas do consumidor que, a cada dia, está mais informado e exigente em relação aos produtos ou serviços que adquire. Este estudo mede o grau de consciência ambiental do consumidor. Por se tratar de um estudo exploratório descritivo, foram utilizados questionários baseados na escala Likert para medir o grau de consciência ambiental dos alunos do primeiro ao oitavo semestre de administração de uma instituição privada localizada no interior do Estado de São Paulo. Foram aplicados 150 questionários aos alunos do segundo, quarto, sexto e oitavo semestres diurnos e do quinto e sétimo semestres noturnos. Para a análise dos dados, foi utilizado o software Statistic/Data Analysis (STATA). Por meio desse estudo, foram propostos outros seis fatores para medir a consciência ecológica: o impacto no meio ambiente, o consumo individual, a reciclagem e a utilização, o tipo de consumidor e as especificações do produto e o compromisso de consumo. Os resultados desse estudo mostraram evidências de que a consciência ambiental pode ser medida de acordo com os valores e as crenças dos consumidores. Além disso, possibilitam que as organizações prestem atenção às características dos subgrupos descritos neste estudo, uma vez que apontam para novas alternativas de políticas que as empresas podem utilizar, a fim de atender e conhecer a melhor forma de comunicação com seu público-alvo.

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