Laboratorio de Agronegócio

Behavior of the paulista consumer of fish.

Autores: LF Baptiston, CF da Cunha, T da S Oliveira, DBS Enke
Ano de Publicação: 2019

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento do consumidor paulistano de pescados, considerando os aspectos referentes ao hábito de consumo, atributos do produto e fatores sociodemográficos. Os dados foram coletados de consumidores do estado de São Paulo (aproximadamente dois meses), utilizando abordagem online (google docs) e entrevistas presenciais na região metropolitana de São Paulo, resultando em 323 unidades amostrais. Foi aplicada uma regressão de mínimos quadrados ordinários (MQO) e foram obtidos os fatores que determinam a frequência média de consumo de pescado. Os resultados evidenciaram que a frequência média de consumo de pescado é de 65 vezes ao ano, sendo realizado principalmente por homens e mulheres que não possuem filhos e moram sozinhos ou dividem a casa com poucas pessoas. Outro dado observado foi quanto à necessidade do consumidor por produtos que proporcionem maior valor agregado, como o filé de peixe embalado. Além disso, a variável religiosidade (Sexta-feira Santa e Natal) mostrou-se um fator determinante na frequência de consumo anual desse produto. Assim, sugere-se ao sector da aquacultura e pescas a oferta de filete de peixe embalado, explorando os atributos extrínsecos ao produto, a implementação de campanhas de marketing que visem aumentar a sua visibilidade do produto, bem como o desenvolvimento de produtos dirigidos ao público infantil. Todas as estratégias de marketing mencionadas serão essenciais para atender às necessidades do mercado consumidor paulistano que busca inovação nos produtos e ainda possui restrições culturais de consumo.

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