Laboratorio de Agronegócio

A Viabilidade Mercadológica do Curso de Graduação em Engenharia de Vendas

Autores: Everaldo Sajioro Junior, Christiano França da Cunha, Antonio Carlos Giuliani, Nadia Kassouf Pizzinatto, Andrea Kassouf Pizzinatto, Teresa Dias de Toledo Pitombo
Ano de Publicação: 2014

RESUMO

Este estudo tem como objetivo analisar a viabilidade da implantação de um curso de graduação em Engenharia de Vendas no Brasil. Tal proposição baseia-se no atual ambiente do mercado global, em que a concorrência acirrada exige que as empresas estejam devidamente preparadas para participar de forma saudável dos mercados em que atuam. Para fundamentar essa proposição, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa para analisar aspectos importantes da área de vendas de empresas (a maioria delas de abrangência nacional) e também de setores representativos da economia brasileira. O estudo identificou tanto se as empresas estavam bem preparadas para lidar com a concorrência quanto o perfil atual dos profissionais que atuam nessa área, avaliando a importância dada ao desenvolvimento das habilidades necessárias para que eles desenvolvam suas atividades e a importância do departamento de vendas para o sucesso da organização. Observou-se que a falta de um curso de graduação adequado para a área resulta na baixa qualificação específica de seus atuais profissionais, deixando uma lacuna a ser preenchida pelas empresas. O estudo mostrou que existe uma demanda de mercado por um curso de graduação em Engenharia de Vendas no Brasil e que esse curso é viável e importante.

Artigos Recentes