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A percepção dos beneficiários e as segmentações dos serviços de assistência técnica e extensão rural no Brasil

Autores: Nágela Bianca do Prado, Ricardo Cerveira, Christiano França da Cunha, Kleber Batista Pettan, Hur Ben Correa da Silva
Ano de Publicação: 2022

RESUMO

A inserção do setor agrícola na agenda do desenvolvimento sustentável tem aumentado com a intenção de combinar desenvolvimento socioeconômico rural com preservação do meio ambiente. Neste cenário, o serviço de ATER tem se pautado em metas para incrementar a qualidade de vida das famílias rurais com vistas a oferecer aquisição de habilidade, promoção na mudança de comportamento e transformação no meio de vida no curto, médio e longo prazo. Ao enquadrar o beneficiário do serviço como ‘consumidor’ e a ATER como ‘produto’ pode-se fazer um estudo sob a ótica do marketing do consumidor. Assim, esta pesquisa objetivou analisar em qual medida as características dos produtores da agricultura familiar influenciam na percepção do serviço de ATER em três quesitos: aquisições de habilidades, mudanças de comportamento e transformação do meio de vida, através da segmentação destes quanto à faixa etária, gênero, escolaridade, atividade principal e o fato do produtor participar de organização social. Para tanto, analisou-se 457 observações de um estudo realizado com agricultores familiares brasileiros. A análise empírica foi desenvolvida por meio da técnica da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicaram que segmentações por faixa etária, escolaridade e atividade principal não têm influências significativas na percepção do serviço nos três atributos designados. O gênero e a participação em organização social influencia, em parte, na percepção dos quesitos ‘aquisição de habilidades’, ‘mudança de comportamento’ e ‘transformação do meio de vida’. De maneira geral identificou-se que, de forma não proposital, o oferecimento do serviço de ATER no Brasil encontra-se já segmentado.

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