Agradecimentos Agradecemos à bolsa emergencial da Diretoria de Pesquisa e Extensão (APEX) da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP convênio 927.36. Resumo O objetivo geral deste trabalho foi estudar a validade e a confiabilidade da versão em português do instrumento de mensuração do potencial empreendedor Attitudes Toward Enterprise (ATE), ou Atitudes Empreendedoras, em alunos de ensino médio, baseado no modelo desenvolvido pelos autores Athayde (2009, 2010) e Athayde e Hart (2012). Este trabalho usou a modelagem de equações estruturais (SEM) com uma variável de segunda ordem para realizar uma análise fatorial confirmatória (CFA) de segunda ordem para testar se o modelo ATE é válido e confiável. A pesquisa usou amostra de 1.880 questionários aplicados a alunos de 20 escolas de ensino médio público de Limeira-SP. Com o trabalho foi possível perceber que o instrumento precisa de ajustes importantes para apresentar validade satisfatória, então são sugeridas mudanças na tradução da escala e novos testes para avaliar a robustez do novo instrumento para análise do potencial empreendedor em jovens na língua portuguesa.