Objetivo: O estudo busca compreender a atual percepção de potenciais consumidores sobre a carne
cultivada e quais dimensões afetam essa percepção.
Método: Um total de 751 consumidores brasileiros concluíram a tarefa de associação de palavras com carne
cultivada. As palavras desencadeadas foram sistematizadas e analisadas com o auxílio do software
IRAMUTEQ e sob a ótica da teoria das Representações Sociais.
Originalidade: O estudo amplia teórica e empiricamente o entendimento sobre o potencial da carne
cultivada e identifica as influências que poderão atuar na decisão de consumir ou não este produto.
Resultados: As evocações dos participantes induzem complexas e por vezes antagônicas representações.
Embora 75% dos questionados declararem interesse em experimentar a carne cultivada, os verbetes mais
recorrentes expressam um gosto pelo avanço tecnológico, do mesmo modo que mantém um receio por
aquilo que consideram não natural. Sustentabilidade e benefícios para saúde foram citados como pontos
positivos.
Contribuições: Devido a carência de trabalhos empíricos que versem sobre o assunto no contexto brasileiro
e a proximidade do lançamento desse produto no mercado, o presente estudo aprofunda os conhecimentos
existente e dá suporte empírico para estudos subsequentes.
Palavras-chave: Carne Cultivada. Representações Sociais. Associação Livre de Palavras. Percepção do
Consumidor.