Objetivo
O objetivo deste artigo é investigar a assimetria de informações nas transações de fornecimento de gado no Brasil. Enquanto a literatura tradicionalmente explora as vantagens da assimetria de informação do vendedor, os autores, por sua vez, chamam a atenção para o papel do comprador. O objetivo deste trabalho é mostrar quais características do pecuarista apresentam correlação negativa com as vantagens da assimetria de informação dos frigoríficos. Por vantagens dos frigoríficos, os autores se referem à apropriação oportunista de valor pelos frigoríficos devido a informações ocultas, como medição de qualidade e remuneração de atributos difíceis de medir. Ao fazer isso, este artigo aborda a seguinte questão de pesquisa: quais são as características do pecuarista com correlação negativa com as vantagens de assimetria de informação dos frigoríficos?
Projeto/metodologia/abordagem
Este artigo emprega uma regressão de modelo logit em uma pesquisa com 89 criadores de gado brasileiros. Com base na economia dos custos de transação, este estudo avalia empiricamente o nível de tecnologia dos produtores, o grau de instrução, a tradição familiar, o tamanho da fazenda e os esforços para coletar informações sobre preços, para testar quais dessas características apresentam correlação negativa com as vantagens de assimetria de informações dos frigoríficos.
Conclusões
Os resultados ilustram que o nível de escolaridade dos criadores de gado está negativamente correlacionado com as vantagens de assimetria de informação dos compradores. Além disso, os autores encontraram um resultado controverso, apresentando os esforços para coletar informações sobre preços como positivamente correlacionados com esse tipo de vantagem de assimetria de informações. O tamanho da fazenda do agricultor, a tradição familiar e o nível de tecnologia não foram influentes. Esses resultados sugerem que uma possível apropriação de valor a partir da assimetria de informações dos compradores é um problema para vários tipos de produtores, mesmo variando o tamanho, a tradição familiar na atividade ou os custos de transação para coletar informações sobre preços (por exemplo, falta de transparência). As iniciativas devem tentar reduzir esse problema para esses agricultores, a fim de evitar a apropriação de valor resultante de problemas de assimetria de informações, especialmente na falta de transparência.
Originalidade/valor
Este artigo adota uma pesquisa sobre a assimetria de informações nas transações de fornecimento de gado no Brasil, que é conhecido como um dos mais importantes produtores e consumidores de carne. A principal contribuição é lançar luz sobre a compreensão das vantagens da assimetria de informação dos compradores nas transações entre fazendeiros e frigoríficos para evitar possíveis conflitos. Dadas algumas singularidades do setor pecuário brasileiro, os autores podem testar empiricamente as vantagens da assimetria de informação dos compradores, e não dos vendedores.