Este texto estuda a estrutura da indústria e as tendências do mercado de cachaça no Brasil, mostrando os problemas e oportunidades que o setor vem enfrentando nos últimos anos. Devido à escassez de trabalhos acadêmicos sobre o tema em questão, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica exploratória em documentos de instituições de classe, órgãos de governo e na literatura científica disponível. Foram pesquisadas as diversas fontes de dados sobre produção e faturamento do setor. A partir daí foi realizada uma análise da cadeia produtiva, uma descrição das principais marcas do setor e por último o comportamento das exportações no período 1996/2009, enfatizando o que vem sendo feito pelo governo e pelas entidades de classe para promoção da cachaça no exterior. Conclui-se que este setor tem relevância econômica no Brasil e tem ganhado competitividade internacional, embora enfrente alguns problemas importantes, entre eles a informalidade e os diferenciais de qualidade entre as marcas. Nas conclusões deste estudo, os autores destacam que para que o setor venha a ter um futuro próspero devem ser tomadas medidas de combate à informalidade, melhoria de qualidade e promoção do consumo. Outro fator importante é a continuidade dos estudos sobre esta importante indústria para que se tenham estatísticas e informações mais confiáveis no futuro, melhorando a implementação de políticas públicas e os estudos de competitividade